Instituto PRIMAR
O Instituto PRIMAR é um projeto que começou há anos, de maneira informal, no intercâmbio de atividades entre a PRIMAR, na pessoa do seu mentor Alexandre Alter Wainberg, biólogo marinho, MsC, in memoriam, e as instituições de ensino e pesquisa, através do apoio de campo, para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Até 2017, mais de 30 trabalhos de graduação, mestrado e doutorado, nacionais e internacionais, foram desenvolvidos no âmbito da PRIMAR (veja menu lateral).
A PRIMAR é aberta à visitação, para as entidades de ensino e profissionais de aquacultura, contando hoje com mais de 2500 visitantes cadastrados.
O objetivo do Instituto PRIMAR é tornar-se um polo de pesquisas em aquacultura, carcinicultura, aquariologia e outras formas de cultivo de organismos aquáticos estuarinos. A contribuição do Instituto PRIMAR se dá através de participações em eventos do setor, compartilhado conteúdo da biblioteca do Instituto, ou recebendo estudantes e profissionais para estágios e/ou pesquisas de campo dentro da propriedade, contando com um confortável alojamento, para até 5 pessoas.
A biblioteca do Instituto PRIMAR é um conjunto de mais de 5.000 títulos de pesquisas científicas, artigos, livros e vídeos relacionados ao cultivo e desenvolvimento de organismos aquáticos. No momento o acesso à biblioteca é restrito aos visitantes, mas é possível se cadastrar para solicitar conteúdo (veja menu lateral). O acesso aos itens da biblioteca do Instituto PRIMAR é gratuito.
Mídia
Biblioteca
Biblioteca e alojamento PRIMAR
Visita técnica da turma do curso de aquacultura do EAJ/UFRN
Alunos da UFCE
Visita de campo dos alunos da UFPB
Visitação dos alunos do IFRN
Alunos participando do manejo das ostras.